CENÁRIO POLÍTICO E ELEITORAL 2021/2022

Pesquisa

CENÁRIO POLÍTICO E ELEITORAL 2021/2022

Este relatório é o resultado de um estudo qualitativo cujo objetivo central foi avaliar o contexto social e eleitoral no ano que precede as eleições de 2022.

Para alcançar o objetivo central, o relatório foi estruturado em três grandes eixos de conhecimento, que são:

 

1) Percepções, sentimentos e motivações.

Neste eixo buscamos entender como está a vida das pessoas, os impactos da crise do Covid-19 e os sentimentos que permeiam a mente dos brasileiros. Este conhecimento é especialmente necessário para a construção de narrativas predominantes que estarão presentes nos discursos de candidatos em 2021/2022

 

2) Avaliação dos governos.

Neste bloco, identificaremos os argumentos que sustentam as avaliações positivas e negativas de governadores e do Presidente da República; para, dessa forma, compreender como estes argumentos podem ser utilizados para alavancar uma candidatura.

 

3) Eleições 2022.

E por fim, avaliamos os nomes mais adaptados à narrativa eleitoral, quais as expectativas do eleitor e os desafios que os candidatos(as) enfrentarão para serem competitivos em 2022.

 

METODOLOGIA

A metodologia de coleta de dados foi a Qualitativa e se utilizou a técnica de Grupos de Discussão.

 

Na metodologia qualitativa as preocupações são com aspectos da realidade que não podem ser quantificados, mas que explicam as dinâmicas das relações sociais.

Por meio das narrativas, ideias e experiências individuais dos participantes a pesquisa é capaz de extrair insights, identificar e analisar dados que não podem ser mensurados numericamente.

 

Assim, não estamos em busca de resultados numéricos e, justamente por isso, a amostragem é menor, porque, ao contrário de identificar percentuais, na pesquisa qualitativa, são encontradas as motivações por trás de um determinado comportamento, preferência ou avaliações.

 

Na técnica do Grupo de Discussão reunimos de 6 a 12 pessoas, de forma on-line, pré-selecionadas de acordo com o objetivo do estudo, que debateram e colocaram suas opiniões e preferências de forma a extrair sentimentos, percepções e atitudes.

Os grupos foram moderados por pesquisadores seniores que, em posse de um roteiro de investigação padronizado, conduziram os debates em busca dos objetivos propostos.

 

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